Sushi Lika

Mesa com tatame

O bairro da Liberdade em São Paulo, é conhecido como o reduto de japoneses, porém atualmente concentram-se também chineses e coreanos. Com luminárias tipicamente japonesas dispostas pelas ruas, rapidamente você sabe que chegou ao bairro.

A disponibilidade de restaurantes na região é farta. Pode-se encontrar restaurantes típicos no sistema  por quilo, rodízio ou a la carte. Dentre os japoneses, muitos dos restaurantes do bairro são tradicionais, servindo seus pratos bem ao estilo japonês, sem muitas misturas ocidentais. Leia mais…

São Paulo Boteco Week

Você já está atrasado. Isso se pretende aproveitar a São Paulo Boteco Week. Com duração de apenas 1 semana, esse evento inspirado na Restaurant Week dura de 17/03 à 23/03.

O evento reúne uma série de bares e botecos espalhados por toda a cidade de São Paulo. Cada casa define o que servirá, entre uma combinação de bebidas e comídas típicas de boteco elaboradas para o evento. O custo é de R$ 25,00 por combinação. Leia mais…

Hamburguer gorgonzola

Hamburguer gorgonzola

Mais uma aventura na cozinha. Agora um lanche que resolvi experimentar porque gostei muito do resultado quando vi o vídeo.

Chef TV é um canal por assinatura focado em gastronomia que também está presente na internet. Entre os meus programas favoritos é o “Pra Variar”. Comandado pelo Chef Beto Madalosso. Você pode ter notado alguma semelhança com o restaurante do bairro Santa Felicidade em Curitiba, o “Madalosso” de propriedade de sua família. Leia mais…

Filé mignon ao creme de champignon

Filé mignon ao creme de champignon

De vez em quando me atrevo a me aventurar na cozinha e já faz algum tempo que estava querendo fazer alguma comida em casa. Nessas minhas idas à frente do fogão, as receitas têm de seguir alguns pré requisitos:

“Gastroturismo”

“Gastroturismo” é mais do que viajar e conhecer os pontos turísticos locais. É focar a viagem na gastronomia local. Aprendi isso com o artigo publicado hoje no portal UOL Viagem, “Interessados na culinária de diferentes lugares do mundo, viajantes criam o “gastroturismo”“.

Sem saber, eu já fiz algumas viagens “gastroturistica”. Principalmente quando o destino é uma cidade próxima. Já fiz vários “bate e volta”, onde ia até a cidade, almoçava e voltava. É algo que gosto muito. Leia mais…

Paixão e dedicação aos 85 anos

O site da Made In Japan publicou hoje um artigo sobre o documentário “Jiro Dreams of Sushi” que estréia esse mês nos Estados Unidos e trata da paixão e dedicação que o Sr. Jiro Ono, 85 anos, tem pela sua profissão, a de sushiman.

Só de ver o trailer do documentário já fiquei com vontade de conhecer seu restaurante e provar os belos e saborosos sushis, que ainda hoje são preparados por ele. Quando tiver a oportunidade de ir ao Japão, vou fazer o máximo para poder visitá-lo. Espero também que o filme chegue aqui no Brasil. Leia mais…

Praça São Lourenço

Como de costume na família, fomos comemorar o aniversário de meu pai em um restaurante e unindo o útil ao agradável, escolhemos um dos restaurantes participantes da Restaurant Week SP 2012, o Praça São Lourenço. Nós fomos na unidade da Vila Olímpia. Há outra em Alphaville.

Ao chegar, manobristas prontos para recepcioná-lo perguntam se há algum pertence de valor dentro do veículo. Se houver, anotam no seu ticket de estacionamento. Acho a atitude louvável, melhor seria se ao entregar de volta o veículo também lhe pedissem para checar os pertences. Leia mais…

Panela para todos os sabores

Foi publicado hoje no site da Folha um artigo que achei bastante interessante e curioso: “Escolha da panela ideal pode ser difícil; veja as mais adequadas para cada prato”.

Nos dias atuais, muitos casais e famílias passaram a cozinhar menos em casa por causa da correria diária e por causa de novas tecnologias como microondas e comidas congeladas. Então passou a ser comum ter apenas dois ou três tipos de panela que atendam de modo geral à maioria das comidas preparadas. Leia mais…

Badaró

Já tive a oportunidade de escrever aqui no blog sobre a Restaurant Week e o Badaró é um dos restaurantes participantes. A casa possui duas unidades, ambas na Zona Sul da capital São Paulo. Ambas também se encontram em dois shoppings da cidade, o Shopping D&D e o Shopping Morumbi.

Para a Restaurant Week, a unidade do Shopping D&D oferece apenas o cardápio do almoço enquanto que a do Shopping Morumbi oferece tanto o jantar quanto o almoço. Estive nesse último na hora do almoço. As opções do cardápio de almoço para essa 10ª edição do evento são: Leia mais…

Como não furar a dieta com a comida japonesa?

Saiu hoje um artigo no site do UOL que achei bastante interessante.Um porque fala de uma das cozinhas que mais gosto, a japonesa. Outro porque fala sobre dieta.

Cada vez mais a culinária japonesa está em alta no Brasil. A quantidade de restaurantes que servem os famosos rodízios é enorme. E para quem aprecia esse tipo de comida, o rodízio é um prato cheio, ou talvez vários. Leia mais…