Tecnologia aplicada às facas de cozinha

Até então, facas na cozinha, somente as feitas de metal. Hoje em dia porém, encontram-se facas feitas de outros materiais. Um dos materiais que muito se fala hoje em dia é a cerâmica. Antes utilizada em telhas, vasos e potes, agora também pode ser encontrada em facas. Sim, isso mesmo, em facas e por incrível que pareça, elas cortam muito bem.

Já tive oportunidade de usar uma faca com lâmina de cerâmica e realmente elas fazem o ato de cortar algo bem simples, que não exige nenhum esforço. Cortar carne, a mais dura que seja, fica muito macia e o que eu achei de melhor foi para cortar embutidos. Geralmente, cortar copa, presunto cru ou salame com uma faca de aço, dificilmente se consegue uma fatia bem fina e inteira. Usando a faca de cerâmica, parece coisa de outro mundo, fatia fininha, quase transparente, é fácil.

Recomendação geral é que não se utilize tábua de superfície muito dura, por exemplo de vidro, pois o contato da lâmina com a superfície pode fazer perder o fio antes do previsto. E muito cuidado com os dedos, uma pequena distração e um leve raspão já pode provocar um corte.

Veja mais informações e detalhes na interessante reportagem da Folha de São Paulo sobre facas de cerâmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*