Almoço de dia dos Pais 2010

A idéia original desse blog era apenas publicar comentários e indicações de bares e restaurantes que já fui. Porém nesse último dia dos pais, minha esposa Rosana e eu ficamos encarregados pelo almoço da família.

Na correria do dia a dia, nós dois não costumamos cozinhar muito e quando o fazemos, procuramos fazer coisas bem práticas e que não dêem muito trabalho.

Planejar: para aqueles que são como nós, uma dica boa é planejar quais serão os pratos a serem servidos. Todas as receitas foram obtidas na internet. Não sei o que seria da minha vida de ”chef” sem a internet… hehehe

Como estamos em um período de frio, fiz uma busca por salada de inverno. Encontrei essa receita, que eu não sei porque tem esse nome. Quando pensei na busca, achei que ia encontrar alguma salada que tivesse algo mais próximo do quente.

Salada de Inverno (http://www.almanaqueculinario.com.br)

Veja a receita no site. De diferente, essa salada tem nozes, amêndoas e pinhões. Na hora das compras, não encontrei os pinhões, então simplesmente eliminei da receita. Os temperos são os da preferência de cada um, e como eu havia experimentado uma salada com molho de mostarda e gostei, lá fui eu em busca de uma receita na internet. Infelizmente na correria, eu não guardei de qual site peguei essa receita.

Molho de Mostarda

  1. Ingredientes
  • 1/2 xícara (chá) de limão ou vinagre
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) creme de leite
  • Sal a gosto
  1. Modo de preparo
  • Bata no liquidificador tudo menos o creme de leite
  • Quando estiver um creme bem misturado, acrescente o creme de leite
  • Se desejar o molho mais líquido, acrescente ½ xícara de água

Eu fiz uma pequena adaptação nessa receita. Usei mostarda do tipo Dijon, que dá um toque de sabor diferente da mostarda tradicional de cachorro quente. Para o meu gosto não precisei adicionar o sal e acrescentei a água. Uma dica: essas quantidades rendem bastante molho. Quando for fazer, imagine a quantidade 3 ½ xícaras (chá) e veja se é muito ou pouco.

A escolha do prato principal tinha de ser algo que já tivéssemos algum domínio e fosse de simples preparo. Foi fácil de escolher, pois a Rosana é expert em risoto. Só que queríamos uma receita diferente. Encontramos um risoto à base de champanhe.

Risoto de Champanhe (http://fubap.org/rangotru/)

Nós usamos todos os ingredientes da receita, porém a Rosana seguiu o jeito dela de preparar o risoto, que sinceramente não sei se tem alguma diferença com o do autor, que aliás dá a sugestão dos cogumelos e realmente caiu muito bem.

E para acompanhar isso tudo, pensamos em uma carne, cuja idéia de preparo nós já tínhamos porque um amigo havia comentado conosco. Então lá fui na internet em busca de uma receita de costela com linguiça na panela de pressão. Achei no site da Ana Maria Braga, mas não entendi o porquê do nome.

Churrasco de Pescador (http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas)

Estávamos em 6 pessoas e reduzi um pouco na quantidade tanto da linguiça quanto da costela, que por sinal, não me preocupei se era com pouca ou muita carne. Na verdade, não sei porque a opção de pouca carne e eu prefiro com bastante carne. Foram 1,8 kg de costela e mais 800g. de linguiça toscana. Essa quantidade foi na medida para nós pois sobrou bem pouco. A costela fica muito macia e absorve muito do sabor da linguiça. É incrível como fica saborosa.

Morango com chantili

E de sobremesa, morangos com chantili. O chantili eu gosto de uma receita bem prática que costuma vir no pote do creme de leite fresco (particularmente gosto o da marca Paulista). Bater o creme de leite fresco com umas 3 colheres (sopa) de açúcar até que tome a consistência de chantili. É simples, prática e deliciosa.

E para acrescentar, encontramos no mercado placas de wafer (só a bolacha do Bis). Passar creme de amêndoas em um pedaço da placa e acrescentar o chantili. Nossa, fica muito bom!

Essa foi nossa aventura de dia dos pais. Eu particularmente gostei muito e acredito que os demais também apreciaram, já que todos comeram bem de todos os pratos. Foi uma refeição simples e prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*