Sushi Lika

Mesa com tatame

O bairro da Liberdade em São Paulo, é conhecido como o reduto de japoneses, porém atualmente concentram-se também chineses e coreanos. Com luminárias tipicamente japonesas dispostas pelas ruas, rapidamente você sabe que chegou ao bairro.

A disponibilidade de restaurantes na região é farta. Pode-se encontrar restaurantes típicos no sistema  por quilo, rodízio ou a la carte. Dentre os japoneses, muitos dos restaurantes do bairro são tradicionais, servindo seus pratos bem ao estilo japonês, sem muitas misturas ocidentais.

O Sushi Lika é um pequeno restaurante que fica a dois quarteirões da Praça da Liberdade. Em sua entrada, uma típica porta de correr separa a rua do ambiente de luz agradável e pé direito alto. No salão os cliente têm à disposição algumas mesas com cadeiras, outras com tatame e o balcão. Há também uma sala isolada disponível para grupos.

Sunomono

As mesas com tatame dão a impressão de que você está sentado no chão, como é a tradição japonesa. Para usar essas mesas o cliente é obrigado a tirar o calçado e aí reside um problema, alguns clientes espalham seus calçados pelo chão à vista de todos, ao invés de alinhá-los abaixo do degrau. E convenhamos, fazer uma refeição vendo um monte de calçados espalhados ao seu lado não é nada conveniente.

A primeira coisa que vem à mesa é a toalhinha quente para que o cliente higienize as mãos. Segundo a etiqueta, não se deve limpar rosto e nuca. Tradição na cultura japonesa, que poderia ser estendida a qualquer lugar em que você fará uma refeição, afinal de contas, você chega na rua com a mão cheia de bactérias e uma pequena higienização não fará mal a ninguém.

Teishoku Especial

Uma pequena entrada gratuita chega à mesa enquanto você escolhe a sua refeição. Muitos dos restaurantes servem o sunomonô, fatias de pepino preparadas no sorô, uma mistura de vinagre de arroz, sal e açúcar. Fica a critério da casa escolher o que será servido como essa entrada.

Nós escolhemos o Teishoku Especial. Teishoku é um prato principal composto de diversos acompanhamentos, geralmente compostos por conservas frias, alguns sushis e sashimis, tempurá, arroz e porções quentes. Cada restaurante monta o seu teishoku.

No caso do Sushi Lika, esse prato é servido de: salada em conserva de acelga, berinjela em conserva de missô (pasta de soja) com shitake, abobrinha cozida e tofu (pasta de soja), missoshiro (sopa a base de missô), sushi, sashimi, tempurá e yakisakaná (peixe grelhado). Esse prato serve bem 2 pessoas. O que mais me chamou a atenção foi o peixe bem macio e com a pele crocante e acho que combina muito bem o nabo ralado com um pouco de shoyu (molho de soja).

 

Sushi Lika

Rua dos Estudantes, 152 – Liberdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*