Aniversário de São Paulo… com estrogonofe
26/01/2012 Deixe um comentário
Cozinhar é como alquimia…
Manipular vários ingredientes… e depois obter um resultado delicioso.
… Fritar os pedacinhos de carne para selar e manter sua maciez,
… Acrescentar champignons laminados,
… Colocar conhaque,
… E flambar!
Admiro os chefs que conseguem todos os dias, manter a mesma textura e sabor dos pratos que gostamos… Sem isso, como poderíamos indicar um bom restaurante aos amigos?
Pensando nisso tudo, sugiro que experimentem fazer a receita de strogonoff que fiz hoje… seguindo exatamente o passo a passo (principalmente, se como eu, não tiverem o domínio da arte de cozinhar), afinal a idéia é vocês saborearem um “bom prato”.
Segue a receita abaixo, retirada do site do programa Mais Você.
Lá também é possível assistir o vídeo da receita.
Bom apetite!
Rosana Paixão Yoshida
Estrogonofe de Carne
ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 kg de filé mignon (ou alcatra ou patinho) cortado em tiras finas (emince) temperadas com sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola grande picada
- 200 g de champignon laminado
- 5 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 cálice de conhaque
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 5 colheres de (sopa) de catchup
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1 lata e meia de leite (utilize a mesma lata do creme de leite)
modo de preparo
1 – Numa frigideira em fogo médio com manteiga frite aos poucos o filé mignon (ou alcatra ou patinho) cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto. Reserve.
2 – Numa panela grande com manteiga doure uma cebola grande picada. Assim que dourar acrescente o champignon laminado e a carne (reservada acima). Refogue por mais uns 5 minutos.
3 – Adicione molho inglês e um cálice de conhaque aquecido. Flambe o refogado.
4 – Num recipiente misture o creme de leite sem soro, o catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto e farinha de trigo dissolvida em uma lata de leite (utilize a mesma lata do creme de leite). Coloque esta mistura na panela (que está a carne refogada) e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio.
5 – Retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada de folhas.
Esse post é a primeira de uma série de contribuições da minha querida esposa. Posso afirmar que não é sempre que cozinhamos em casa e quando o fazemos, às vezes ela comanda e eu fico no suporte e vice versa. Ela tem algumas especialidades e dentre elas se encontra o estrogonofe.
Eu particularmente sou meio chato com o estrogonofe, quero dizer, é difícil de me agradar e poucos são os restaurantes que me agradam com esse prato. Mas esse que ela faz é especial, picante na medida certa, a mistura de sabores dos temperos caem como uma luva e fica bem leve.
Para esse prato, decidi acompanhar com uma Guinness. Eu já havia tomado o chopp da mesma marca e gostei muito. Essa foi a minha primeira lata. E não foi das melhores. Não sei dizer se o meu paladar mudou, se a cerveja é muito diferente do chopp, mas não gostei. Tinha um forte sabor de café. E não que eu não goste de café (esse será um tema futuro aqui no Além do Cardápio), mas cerveja é cerveja e café é café. Que me perdoem os apreciadores dessa tão famosa cerveja, mas não esperava por essa.